V Colóquio Sul

Sessões Temáticas

De acordo com o cronograma do colóquio, as sessões temáticas serão realizadas simultaneamente com os minicursos. As sessões temáticas abrangem os seguintes tópicos:

  1. Sessão Temática em Álgebra;
  2. Sessão Temática em Teoria dos Números;
  3. Sessão Temática em EDP-DSD;
  4. Sessão Temática em EDP-LEE;
  5. Sessão Temática em Teoria de Lie;
  6. Sessão Temática em Teoria de Singularidades;
  7. Sessão Temática em Códigos;
  8. Sessão Temática em Otimização;
  9. Sessão Temática em Ensino.

Cada sessão será composta por palestras de 30 minutos, totalizando 6 palestras por eixo temático e distribuída em dois dias da semana. Preliminarmente, as sessões temáticas estão organizadas de acordo com o seguinte cronograma.

Sessão 01/08/2022 02/08/2022 03/08/2022 04/08/2022 05/08/2022
Álgebra # # # 15:00-16:30 15:00-16:30
Códigos # # 15:00-16:30 # 15:00-16:30
EDP-DSD 15:00-16:30 15:00-16:30 # # #
EDP-LEE # # 15:00-16:30 15:00-16:30 #
Ensino # 15:00-16:30 15:00-16:30 # #
Otimização 15:00-16:30 # # 15:00-16:30 #
Teoria de Lie # 15:00-16:30 15:00-16:30 # #
Teoria dos Números # 15:00-16:30 15:00-16:30 # #
Teoria de Singularidades # # # 15:00-16:30 15:00-16:30

Sessão Temática em Álgebra

Coordenadores: Érica Zancanella Fornaroli (UEM) e Mykola Khrypchenko (UFSC)

A Sessão de Álgebra contará com apresentações de pesquisadores de vários estados brasileiros. Os principais temas que serão abordados são álgebras com identidades polinomiais, álgebras de Hopf, álgebras de incidência, anéis com divisão, curvas algébricas e teoria de grupos.

Sessão Temática em Teoria dos Números

Coordenadores: Irene Naomi Nakaoka (UEM) e José Plínio de Oliveira (UNICAMP)

Nesta sessão temática esperamos contar com palestras nas principais linhas de pesquisa em Teoria dos Números que são desenvolvidas no Brasil, tais como: teoria aditiva dos números, teoria combinatória, partições de inteiros e teoria transcendente.

Sessão Temática em EDPs Dispersivas e Sistemas Dissipativos (EDP-DSD)

Coordenadores: Márcio Jorge (UEL) e André Vicente (UNIOESTE)

Nessa sessão o intuito é abordar Equações Diferenciais Parciais (EPDs) com ênfase em modelos de evolução do tipo parabólico-hiperbólico, sistemas dissipativos e equações dispersivas. Os temas visam abrangir, mas não limitado a, questões envolvendo boa colocação do modelo, propriedade de continuação única, teoria de controle, comportamento assintótico ao longo do tempo, estabilidade e instabilidade de modelos vibratórios e ondas viajantes, bem como problemas relacionados que apresentam algum mecanismo dissipativos ou não.

Sessão Temática em EDPs Lineares e Equações Elípticas (EDP-LEE)

Coordenadores: Márcio Jorge (UEL) e André Vicente (UNIOESTE)

Nessa sessão o intuito é abordar Equações Diferenciais Parciais (EPDs) com ênfase em operadores diferenciais lineares definidos sobre superfícies e problemas elípticos não lineares. Os temas visam abrangir, mas não limitado a, questões envolvendo existência e regularidade de soluções periódicas para operadores diferenciais parciais lineares, resolubilidade global de sistemas de campos vetoriais complexos no toro, hipoelipticidade global para operadores pseudo-diferenciais, análise harmônica, teoria geométrica da medida, existência e multiplicidade de soluções para problemas elípticos, concentração e comportamento assintótico de soluções não triviais para problemas elípticos não lineares.

Sessão Temática em Teoria de Singularidades

Coordenadores: Maria Elenice Rodrigues Hernandes (UEM) e Thaís Maria Dalbelo (UFSCar)

A Teoria de Singularidades se destaca dentro da área de Geometria e Topologia, por sua rica interação com diversas subáreas do conhecimento, como: Geometria Diferencial, Geometria Algébrica, Topologia, Álgebra Comutativa, Sistemas Dinâmicos, dentre outras. Além disso, a teoria de singularidades possui aplicações nas mais diferentes áreas das ciências, tais como em ótica, robótica e visão computacional. Os palestrantes da Sessão Temática de Singularidades no V Colóquio da Região Sul desenvolvem suas pesquisas nos mais variados temas, nos quais destacamos: O estudo de aplicações e conjuntos analíticos reais ou complexos sob o ponto de vista da teoria de singularidades de aplicações diferenciáveis, teoria métrica de singularidades e da geometria genérica. Esperamos que os participantes deste evento possam usufruir e se encantar com a diversidade desta sessão temática.

Sessão Temática em Códigos

Coordenadores: Eduardo Brandani da Silva (UEM)

Nessa seção serão apresentados resultados recentes sobre códigos clássicos, quânticos e códigos espaço-temporais (MIMO). Entre os resultados sobre códigos quânticos, serão mostrados códigos de superfície e códigos coloridos.

Sessão Temática em Otimização

Coordenadores: Emerson V. Castelani (UEM) e Fracisco N. C. Sobral (UEM)

Nessa sessão, serão apresentadas palestras que tratam de aspectos teóricos e aplicações relacionadas à otimização em várias direções, a saber, otimização linear, não linear e discreta.

Sessão Temática em Ensino

Coordenadoras: Lilian Akemi Kato (UEM) e Bárbara Cândido Braz (UFPR-JA)

Para esse 5o Colóquio, a sessão temática em Educação Matemática, tem como tema: NOVOS DESAFIOS SOBRE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA, que vem ao encontro dos diversos desafios que estamos vivenciando nos diferentes níveis de ensino e formação de docentes, nas questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem. Nesse contexto, convidamos professores, pesquisadores e interessados em educação matemática, a debaterem sobre dificuldades, possibilidades e avanços no âmbito da aprendizagem da Matemática, nesse novo cenário que se apresenta. As sessões ocorrerão nos dias 02 e 03 de agosto no horário das 15h às 16h30 com 3 palestras temáticas em cada dia.

Informações detalhadas sobre as atividades que ocorrerão em cada eixo temático podem ser obtidas em Palestras, Palestrantes ou ainda pela Programação Completa do evento.