V Colóquio Sul

Sessão Temática
Educação Matemática/Ensino

Novos Desafios sobre Aprender e Ensinar Matemática: a Pós-Graduação e a formação de professores que atuam no ensino de Matemática

Marilaine de Fraga Sat'Ana (UFRGS)

on  qua, 15:30 ! Ao vivoem  Meet Ensinopor  30min

Como coordenadora de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, que foca na pesquisa em Educação Matemática, discorro sobre desafios elencados a partir do grupo com o qual trabalho. Esse grupo é constituído por docentes de formações diversas, que pesquisam em diversos âmbitos, tomando por base referenciais teóricos também diversos. São apontados como desafios: o conhecimento do conteúdo para o ensino; a aprendizagem conjunta da Matemática para embalar a discussão de questões sociais; a união entre prática e teoria pela reflexão; o aprender pela docência, mantendo o caráter artesanal da pesquisa; os impactos do retorno ao presencial, refletindo sobre as possibilidades e limitações do ensino remoto vivenciado na pandemia; a realidade e a reflexão aliadas aos conteúdos específicos; e a defesa da escola e da Universidade como espaços de aprendizagem e de experiências múltiplas. Esse rol de desafios reflete de certa maneira a diversidade do grupo representado e é pela diversidade do ensino e da pesquisa que percebemos possibilidades para enfrentá-los.

 Visão geral  Programa Completo